terça-feira, 19 de março de 2013

A sobremesa rápida (mas de fazer chorar por mais)

O dia de hoje não necessita de apresentações... bem... esquecida como eu sou, não é certo que me lembrasse do dia do pai se não fosse o consumismo que envolve o dia e se a minha cunhada ontem não me informasse do jantar da praxe.
Decidi fazer um arrozito de gambas, caindo sempre no mesmo erro de não simplificar as coisas. Já não chegava a correria da prenda: 1º nunca sei o que comprar para o pai; 2º quando idealizo uma coisa nunca a encontro ou já esta esgotada; 3º como vou sempre em cima da hora já não tenho tempo de procurar outra coisa; ainda tive de a fazer eu... HOJE, lá tive eu o inicio da tarde toda de volta da máquina de costura a inventar-lhe uma bolsinha para o telemóvel.

Voltando ao que interessa...
Como não sei simplificar as coisas decidi fazer o dito arroz de gambas, receita que não tenho escrita mas sim na cabeça e que já há uns tempinhos que não a fazia. Está de pensar no que preciso e de ir as compras no tempo que me resta até a família chegar.

Sabem quando finalmente estamos a terminar uma coisa que nos deu trabalho e nos tirou tempo precioso, e nos sentimos mais libertas, concretizadas??? Pois nessa mesma altura, em que está quase tudo pronto para irmos comer, surge um pensamento em volume máximo:

A SOBREMESA!!! NÃO TE LEMBRASTE DA SOBREMESA!!!!

Ai está novamente o turbilhão de pensamentos.. ideias, ideias, ideias... abrir as portas dos armários para ver o que lá sobra... e faz-se luz! A luz que quero partilhar com vocês...
Como fazer uma sobremesa deliciosa com ingredientes que normalmente toda a gente tem em casa!
(agradeço desde já a uma grande amiga que há 2 dias me passou esta receita, porque sem ela hoje tinha o jantar arruinado)


CRUMBLE DE MAÇÃ

Ingredientes:
- 4 maças royal gala;
- 6 c. sopa açúcar amarelo;
- 1 c. café de canela;
- 3 c. de sopa de farinha sem fermento;
- 3 c. de margarina




  • Corta-se a maça aos pedaços para dentro de um pirex, junta-se 3 colheres rasas de sopa de açúcar amarelo (as maças gala, já são docinhas, podem cortar ao açúcar, eu para a próxima vou experimentar sem açúcar nenhum), e 1 colher de café de canela. Mistura-se tudo e vai ao microondas durante 5 minutos só para a maça amolecer. Ficando com  este aspecto;



  • Enquanto a maça está no microondas juntamos numa tigela 3 colheres de sopa de açúcar amarela, 3 colheres de farinha sem fermento e 3 colheres rasas de margarina derretida, fazendo um creme;



  • Cobre-se a maça com o creme preparado; 




  • Vai ao forno a 200º a tostar. (eu utilizo um forninho eléctrico e escolho a opção de cozedura em cima e em baixo em simultâneo)



  • Acompanhei com uma bola de gelado de baunilha...



A sobremesa embora baixinha deu para 6 bocas gulosas. 

Embora tenha sido tudo feito em cima do joelho, é uma sobremesa fácil, rápida, que dá para aproveitar as maças que vão ficando mais maduras no fundo da fruteira, com ingredientes corriqueiros, para além de que ficou uma delicia e não sobrou nem migalhas para me tirar a aguadilha da boca que me foi inconscientemente crescendo enquanto vos fazia este post!!!

P.S. Com frutos vermelhos também deve ficar deliciosa!

Hoje uma amiga partilhou comigo outra versão desta receita... Ela faz o creme a olho mas mete menos manteiga que eu. Pelo que entendi deixa o creme em pasta grossa e esfarela sobre a maça. Segundo ela fica tipo biscoito! HUMMMMM
Estou tentada a experimentar para a próxima vez!

Sandra  F.

1 comentário:

  1. Parece deliciosa. Melhor que isso só mesmo um martini com hortelã. ;)

    ResponderEliminar